Meu avô Elias é uma pessoa muito especial. Vejam a homenagem merecida que ele recebeu na reportagem a seguir. Dr. Elias é gente que faz! Parabéns vovô!
Natural de Rio Branco (AC), o médico saiu de seu estado de origem com 11 anos de idade para estudar no estado do Paraná.
Demonstração de carinho dos funcionários do João Câncio
Moura é um médico respeitado por sindicalistas
Cuidar da vida dos outros com dedicação e amor, passar boa parte de sua vida dentro de um hospital, conviver com a vitória, mas também com a perda de alguns pacientes. Essa tem sido a rotina do conceituado médico Elias Moura, o Dr. Elias, que recentemente celebrou 25 anos de atuação somente no município de Sena Madureira.
Mais do que comemorar todo esse tempo de trabalho, Elias Moura pode se orgulhar por ter cumprido à risca o juramento que fez no dia de sua formatura. Durante esses longos anos, ele nunca respondeu a nenhum processo na justiça por negligência, mal atendimento ou outro tipo de desvio comportamental.
Antonia Gadelha, diretora do João Câncio Fernandes
Essas decisões acertadas que tomou na vida de prezar pela saúde dos outros lhe rendeu uma homenagem feita pelo Conselho Regional de Medicina (CRM). No dia 22 de outubro, Dr. Elias recebeu em Rio Branco uma placa comemorativa e um diploma de honra ao mérito pelos 25 anos de atuação na área da saúde.
Natural de Rio Branco (AC), o médico saiu de seu estado de origem com 11 anos de idade para estudar. Mesmo diante das dificuldades e longe da família, ele conseguiu cursar no Paraná a faculdade de medicina. Com o diploma e o CRM em mãos, atuou por cerca de 10 anos no Paraná, mas a saudade da família fez com que ele retornasse á sua terra natal.
Para celebrar essa homenagem feita em Rio Branco, a diretoria do hospital João Câncio Fernandes, em Sena Madureira, organizou na manhã desta quarta-feira (9) uma comemoração surpresa para o médico. O encontro reuniu colegas de trabalho e representantes da imprensa local.
A diretora do hospital, Toinha Gadelha, trabalha há exatamente 24 anos com Elias Moura. Para ela, o momento é de grande satisfação. "Queremos agradecer a Deus por esse momento e dizer que a homenagem é mais do que justa porque o Dr. Elias tem amor á profissão e o maior cuidado com seus pacientes. Que Deus continue o abençoando este grande profissional", frisou.
Elias conversa com um paciente do hospital João Câncio Fernandes
Um exemplo a ser seguido
O homenageado emocionou-se diante de tantos depoimentos positivos á respeito de seu trabalho. "O médico tem que ter dedicação pela profissão. Nunca deve pensar somente no dinheiro. Sena Madureira foi para mim um desafio estrondoso", comentou.
Ele lembrou de um dos primeiros casos que atendeu no começo de seus plantões no hospital. "Veio uma mulher com uma criança nos braços dizendo: “Doutor, salve minha filha!”. Eu vi aquilo, lhe atendi e me serviu de estímulo para continuar em Sena Madureira, dada a sua carência nessa área. Esse juramento que eu fiz de ser médico quero cumprir até o fim da minha vida", salientou.
Elias com o Secretário Municipal de Saúde, Nelson Sales
O radialista Sorriso se emociona ao lembrar que Elias salvou a vida do seu filho
Pai de três filhos, Elias Moura contou que enfrentou certa dificuldade quando os mesmos tiveram que ir estudar fora do município de Sena Madureira. "Não foi fácil conviver com a distância, mas eles tiveram que ir, até mesmo por uma questão de necessidade, uma vez que agora,aquele sacrifício valeu a pena", mencionou.
Questionado como era para um médico perder um paciente, ele respondeu: "Todo ser humano tem o seu lado sentimental, mas temos que aprender que na vida nem sempre se ganha. As vezes aprendemos com as perdas, mas procuro me dedicar ao máximo a todos os meus pacientes, dando a atenção devida. Quando conseguimos uma recuperação é uma alegria tremenda", discorreu.
Ele se reportou sobre um caso que envolveu o filho do radialista Sorriso Show que foi resgatado de dentro de uma piscina em estado delicado. "Eu vendo aquela criança ali e seus pais desesperados foi um momento de angústia, mas graças a Deus conseguimos reverter o quadro e hoje o menino está em seu mais perfeito estado de saúde. Isso não tem preço", afirmou.
O radialista Sorriso que hoje esteve presente na homenagem também se emocionou ao relembrar o caso. "Tem médico que muitas vezes nem sequer olha para a cara das pessoas. O Dr. Elias age de forma contrária. Ele nos deu força, e mais do que isso: com a ajuda de Deus trouxe meu filho de volta. Essa homenagem é merecidíssima", concluiu.